•   43 3426.3673 · 43 99694.3673

Como surgiu a cama?

Como surgiu a cama?

Um quarto maravilhoso que te faz sonhar acordado. Esse é o desejo de consumo de muitas pessoas, mas é impossível pensar nesse cômodo sem uma cama, certo? Alguns móveis são tão rotineiros que não paramos para pensar como era a vida antes deles existirem ou em como eram antes de chegarem ao design que conhecemos hoje.

A cama como móvel foi vista primeiro na Mesopotâmia, em 3.000 a.C. onde, em algumas pinturas, o rei era retratado deitado em uma cama embaixo de uma parreira de uvas. Infelizmente esses exemplares não foram achados fisicamente, há somente réplicas.

Já no Egito antigo a cama começa a ganhar elementos decorativos de animais. Sua armação era retangular e os pés tinham formatos de patas de animais, enquanto o colchão para se deitar era feito em couro trançado ou em ripas de madeira. Esse móvel era de uso exclusivo dos faraós.

Com o passar do tempo, a cama foi se popularizando e alguns elementos foram sendo acrescentados em sua estrutura, como coberturas e ornamentos. Um exemplo são os dosséis, que nada mais eram do que uma estrutura para acortinados. Essa era uma forma de se aquecer e manter a privacidade, pois os ambientes não eram divididos com paredes.

A medida que a casa foi sendo dividida em cômodos, os dosséis foram perdendo o sentido, já que havia uma necessidade maior de privacidade e conforto. No período do Renascimento, a cama inglesa chegou a medir aproximadamente 3 m de profundidade por 5 m de largura! Imagine o colchão deste tamanho! A partir da Revolução Industrial, seu desenho começa a ser simplificado até chegar ao que conhecemos hoje. Quem diria que um simples móvel tem tanta história por trás?

Conheça a nossa linha completa de colchões, modernidade alinha ao conforto!

Fonte:
casavogue