•   43 3426.3673 · 43 99694.3673

Ler te ajuda a dormir melhor

Ler te ajuda a dormir melhor

Se você é daqueles que não consegue nem imaginar ter que ir para a cama sem ler algumas páginas de um livro, sem dúvida este artigo é para você. Se, por outro lado, você não tem o hábito de ler antes de dormir, este artigo é mais para você ainda. E você vai saber o porquê!

Como diziam nossos pais “Deus ajuda, quem cedo madruga”. Entretanto, a rotina antes de dormir pode melhorar muito a qualidade do sono. Sabia que ler nestas últimas horas do dia ajuda o corpo a aproveitar melhor as horas de sono?

Se és daqueles a quem nem sequer passa pela cabeça a ideia de ir dormir sem ler mais algumas páginas de um livro, sem dúvida que este artigo é para ti. Se, por outro lado, não tens por hábito ler antes de dormir, este artigo também é para ti.

Estudos já mostraram por diversas vezes que ler ajuda-nos a dormir melhor. Isto porque ler é uma excelente maneira de exercitarmos o nosso cérebro, além de que essa atividade deixa-o “feliz” e satisfeito. Um cérebro feliz e satisfeito está muito menos propenso a sofrer de insônias, e, pelo contrário, habilita-se a desfrutar de uma excelente noite de sono.

1- Ler reduz o estresse

Foi descoberto por investigadores da Universidade de Sussex, Reino Unido, que ler durante meia hora reduz o estresse em níveis superiores a outros métodos de relaxamento como ouvir música ou beber chá. Visto que o estresse é o principal fator que conduz às insônias, ler pode ajudar os que mais sofrem com este problema.

2- Ler em papel é melhor que ficar no celular

Segundo os investigadores, a luminosidade proveniente dos celulares, computadores ou tablets, quando é excessiva antes de dormir é bastante prejudicial ao sono. Assim sendo, a última coisa que você deve fazer antes de adormecer é ler um livro ao invés de navegar nas redes sociais.

3- Os livros vão te dar sonhos excelentes

É comum as pessoas sonharem com algo relacionado com o seu dia a dia. Quando você lê, a leitura passa a fazer parte do teu dia a dia, logo pode-se acontecer de você sonhar sobre o seu livro ou simplesmente sobre o mundo em que ele se passa. Mas se você ler antes de dormir, a probabilidade de sonhar sobre o que leu é ainda maior. Não seria excelente sonhar com as personagens e os enredos dos livros?